Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TOSSE

REPRESSÃO DOS IMPULSOS AGRESSIVOS E DESEJO DE ATACAR

A tosse é um reflexo de defesa para desobstruir as vias aéreas inferiores. É uma espécie de explosão que expele qualquer material estranho e muco agregados às vias respiratórias.
O ato de tossir está relacionado ao desejo inconsciente de eliminar as crenças e valores absorvidos ao longo da vida que provocam os conflitos internos. Ela surge normalmente como um sintoma de alguma doença respiratória, representando a necessidade de se desprender da confusão interior e o desejo de revidar as agressões sofridas que permaneceram reprimidas.
A manifestação desse sintoma demonstra que a pessoa está “explodindo” por dentro. Como essa explosão não é verbalizada, ela se manifesta em forma de tosse.
À medida que a pessoa for se desvencilhando desses conteúdos agregados interiormente, a tosse ameniza. Quando ela persistir, é porque a pessoa está resistindo em se desprender daquilo que a incomoda profundamente.

Aqueles que estão dispostos a se renovar adotam uma postura que favorece a liberação dos conteúdos nocivos e conseqüentemente abreviam a manifestação do sintoma da tosse.

Metafísica da Saúde vol. 1


Tosse segundo Cristina Cairo:
“Representa a raiva que “não sai da garganta”.
Se você está vivendo um problema com alguém para quem sua opinião não vale nada, se alguma pessoa o está deixando constantemente furioso e é impossível confessar-lhe essa raiva, ou se você está sendo obrigado a aceitar uma determinada situação contra a sua vontade, sua garganta ficará congestionada e sensível.
Os pigarros demonstram a tensão nervosa por estar emocionado com algum acontecimento sem, entretanto, poder demonstrar esses sentimentos. O mesmo pode-se dizer das tosses incessantes. Os acontecimentos que desencadeiam tosses ou pigarros são, muitas vezes, sentimentos e pensamentos rápidos e secretos de incômodo relacionado a algum ambiente, assunto ou pessoa.
Em certas ocasiões, o importante é relaxar, respirar e analisar, calmamente a situação. Enquanto você estiver supervalorizando o acontecimento, suas emoções serão fortes e desequilibradas.
Fale o que pensa, chore se for necessário, mas libere o seu interior, evitando assim ficar sufocado pelos seus pensamentos”.

11 comentários:

  1. Gostei. Tem logica. A tosse que estou e devido ao barulho em volta e na frente da casa. Como trabalhar isso em minha mente. Preciso de paz e tranquilidade. Já tentei vender a casa mas por enquanto não consegui. E tenho que conviver com isso . Como harmonizar está situação?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Tem logica. A tosse que estou e devido ao barulho em volta e na frente da casa. Como trabalhar isso em minha mente. Preciso de paz e tranquilidade. Já tentei vender a casa mas por enquanto não consegui. E tenho que conviver com isso . Como harmonizar está situação?

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Eu sinto isso e é bem verdade. Nunca deixem de falar aquilo que pensam ou sentem.Boa noite.

    ResponderExcluir