Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Linguagem Corporal Defensiva- Gestos de Defesa


Os gestos de linguagem corporal defensiva estão espalhados por todos os lugares e programados em cada cérebro de acordo com a situação. Os gestos defensivos aparecem quando nos sentimos ameaçados e inseguros em relação a pessoa ou a circunstância que está diante de nós, uma das clássicas defensivas, é cruzar os braços sobre o peito. Braço Cruzado, você não sai, e ele não entra! Quando o braço é cruzado, tendemos a colocar uma barreira entre nós e a pessoa ou a situação que nos encontramos que não nos é agradável, é universal e tem o mesmo significado negativo defensivo. A corpo se fecha, quando a mente se fecha, com os braços cruzados diminuímos nosso senso receptivo, e tendemos a não dar e não guardar maioria das informações que são nos passadas. 



A interpretação é clara nessas fotos. A foto da esquerda mostra duas pessoas conversando e uma dela com os braços cruzados. Ele cruza o braço para se defender do que o outro está falando que pela sua linguagem corporal é uma crítica negativa, e o outro cruza os braços se fechando e se defendendo, fica claro também na sua expressão facial que está totalmente ruborizada e insatisfeita. O da direita, possivelmente está desconfortável com a situação que presencia, e pela sua expressão facial de incredulidade e crítica, não acredita que seja lá o que estivesse acontecendo, seria verdade. Ele analisa a situação com crítica e receio.


Nestas fotos. A foto da esquerda mostra a jornalista Josi Costa, ainda menina, se recusando de braços cruzados a cumprimentar o general presidente Figueiredo. Com as mãos no quadris, que também é uma clássica defensiva de Provocação e Desafio, ela brada para que ele não mexa com ela, colocamos também os braços no quadril para mostrar que somos maiores e que ninguém irá mexer conosco. A fotografia da direita mostra membros executivos ouvindo o discurso do ex senador Demóstenes no discurso para defesa de sua cassação, pela sua linguagem corporal e pela ruborização de incredulidade, crítica e insatisfação o que acham que estão pensando sobre o ex senador e seu discurso? Tire suas próprias conclusões...

A foto da esquerda mostra um homem com os braços cruzados, sua tentativa de se defender é evidente também pela sua linguagem corporal que está fora do rumo do outro homem, dando o desejo de encerrar a conversa e ir embora. Mas repare que nesta foto ele está com a mão no braço, essa versão dos braços cruzados é uma versão do auto abraço, ele sente a necessidade de ser abraçado, mas como ninguém o faz, ele se abraça para se sentir confortável. A foto da direita mostra pessoas comuns. O homem de braços cruzados não parece estar se divertindo, uma vez que está de braços cruzados, muitas vezes também o homem ou mulher tem mania de cruzar também as pernas a mulher mais sutil, o homem na posição formando um quatro, chamada de quatro americano. Mas muitos dizem, "é eu me sinto confortável assim". Qualquer posição o fará confortável de acordo com o seu estado emocional, pode perceber que quando estamos nos divertindo com algo, cruzar os braços se torna desconfortável e enfadonho. 


Nas Filas de bancos, lotéricas e etc. Vemos também muita gente fazendo diversificados gentes defensivos e negativos. Mãos nos bolsos, braços cruzados, mãos nos quadris, colocando bolsa como barreira, e também o cotovelo como barreira para a pessoa de trás. Isso acontece pela nossa proteção do espaço íntimo que é de 45 cm de nós, a pessoas somente reservadas que temos intimidade, quando alguém que não conhecemos invade nosso espaço intimo e permanece, tendemos a ficar em estado de alerta e fazer gestos defensivos se fechando, nos assegurando de que a pessoa não irá mexer conosco. Por esse motivo, policiais usam a técnica de invasão de espaço pessoal em interrogatórios. Quando alguém que não conhecemos invade nosso espaço intimo, tendemos a falar mais a verdade, pois o cérebro fica em estado de alerta "o que será que ele vai fazer? será que vai me machucar?" por isso a criação da mentira fica mais difícil, porque instintivamente o cérebro está preocupado na aproximação, e não na criação da mentira. 

                              


Outra versão clássica de defensiva e de cruzar os braços sobre o peito, é o paletó abotoado, e as mãos na genitália. Eles protegem a região genital pois é um ponto vulnerável do homem, meninas são ensinadas a dar socos e chutes nessa região por meninos travessos, da mesma forma se torna um gesto defensivo também. Nesta foto vemos membros do Tribunal de Justiça de Botucatu que é a mesa condutora os trabalhos, composta pelo presidente do TJSP, Ivan Sartori e pelo presidente do TRF 3ª Região, Newton de Lucca. (Que é evidente pelo espaldar de suas cadeiras que são grandes, e perceba que a do líder é mais alta que a outra. Quanto mais alto as costas da cadeira, mais poder, autoridade e status a pessoa tem).

Agora perceba esta foto. Todos estão com os paletós desabotoados. Estão em posição defensiva? Sim! Neste caso eles estão confortáveis pelo fato de terem a mesa da tribuna como barreira defensiva.







 E nesta foto. Perceba que o homem da esquerda está com o paletó abotoado e com as mãos na genital. Clássicas Defensivas. E o homem da direita está desabotoado, pois se sente confortável com o objeto que segura formando barreira. Estão defensivos possivelmente do público que o observa além de jornalistas e etc.


Bruno S. da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Expressões Faciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário